domingo, 25 de março de 2012

PLUGUES E TOMADAS DO NOVO PADRÃO BRASILEIRO

Novos plugues e tomadas - veja o que muda
Veja o que muda com a padronização de plugues e tomadas, segundo o Inmetro:
  • Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos.
  • Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos.
  • O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha desse recurso.
  • Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica de que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 amperes e outro para os que operam entre 10 e 20 amperes. Isso impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado a instalação de até 10 amperes, sobrecarregando-a.
  • Em alguns casos, o consumidor terá que trocar as tomadas antigas por novas que estejam dentro do padrão para poder conectar aparelhos com plugues padronizados.
  • Em alguns casos será necessário o uso temporário de adaptadores certificados pelo Inmetro, para conectar aparelhos com plugues fora do padrão a instalações elétricas que estejam dentro do padrão, bem como de aparelhos com plugues padronizados a instalações elétricas com tomadas não padronizadas.

Assista no vídeo abaixo uma demonstração dos tipos de tomadas do novo padrão brasileiro, de 10A e 20A.


2 comentários:

Manoel disse...

Meses antes reformei uma casa - troquei toda parte elétrica e com o novo padrão foi tudo p 'inferno' - vai adaptador pois não estou nem um pouco a fim de trocar tomada nova por outra no padrão (bem imbecil diga-se de passagem)

Manoel disse...

em tempo, coloquei em alguns lugares o 3 fio (terra) mas no padrão antigo - fazer o que