sábado, 21 de junho de 2014

Dicas de Segurança e Organização na Instalação de Quadros Elétricos.

Extraído de:

http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/72/artigo313464-1.aspx

Quadro elétrico

Usado para concentrar os disjuntores e distribuir os circuitos em edificações, elemento exige organização para correta instalação.

Edição 72 - Junho/2014

Fotos: Aline Mariane
Protetor de barramento 
Nas situações em que a construtora não utilizar todos os terminais energizados no barramento de fases para disjuntor, é preciso cobri-lo de forma que nenhuma pessoa consiga acessá-lo, pois o barramento estará energizado e pode causar algum tipo de acidente. Os protetores de barramento cobrem cada um dos terminais e, diferentemente da fita isolante, que pode perder sua aderência, são feitos de material plástico isolante.

Fotos: Aline Mariane
Etiquetas para identificação
Para facilitar a identificação dos cabeamentos e seus respectivos disjuntores é aconselhável etiquetar na caixa termoplástica do quadro de energia elétrica o nome dos aparelhos. Assim, o profissional saberá qual disjuntor está conectado a determinado aparelho.

Fotos: Aline Mariane
Barramento de interligação de fases 
Em vez de colocar diversos cabos no quadro de distribuição de energia, um para cada disjuntor, o profissional pode utilizar o barramento de interligação. O barramento funciona como um pente que interliga todos os disjuntores, diminuindo a quantidade de fiação no quadro elétrico.

Quadro elétrico

Usado para concentrar os disjuntores e distribuir os circuitos em edificações, elemento exige organização para correta instalação

Edição 72 - Junho/2014


Fotos: Aline Mariane
Conector genérico
O conector genérico permite que o profissional coloque um cabo de bitola maior no disjuntor, funcionando como uma espécie de adaptador para grossuras maiores. Existem conectores genéricos de 25 mm até 50 mm.

Fotos: Aline Mariane
Dispositivo de travamento de cadeado 
Numa eventual manutenção elétrica de algum aparelho distante do quadro de distribuição, em que o eletricista precise desligar algum disjuntor, é possível utilizar o dispositivo de travamento de cadeado. Assim, evita-se que outra pessoa ligue acidentalmente o circuito, o que poderia colocar em risco a segurança do trabalhador.

Fotos: Aline Mariane
Obturadores 
Ao finalizar a montagem do quadro de distribuição de energia, os locais onde não foram colocados disjuntores devem ser protegidos com obturadores plásticos. Essas peças são encaixadas e podem ser facilmente removidas para inserir novos disjuntores, de acordo com a necessidade de cada quadro.
Apoio técnico: Ricardo Martuchi da Silva, engenheiro de aplicação da Steck Indústria Elétrica; Elisabete Margarida Prates Pires de Moraes, líder do setor de montagem da Steck, e Jaqueline da Silva Ramos Germano, montadora.

2 comentários: